Páginas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Procedimento de como consultar a chave de acesso emitida contra o cliente e manifestar e baixar para o GDFE

Fizemos um progresso com relação a funcionalidade de consultar as chaves de Acesso emitidas contra o cliente para fins de manifestação e baixa de XML.

Todos as alterações de desenvolvimento e testes foram feitos com base na Loja 01 da NAGUMO,.

Ao efetuar a consulta é necessário passar o ultimo NSU pesquisado pela SEFAZ e devolvida na ultima consulta, para que a SEFAZ continue a consulta a partir deste numero ( eles controlam este numero e fornece ). Ele funciona como o “ultimo ponto que pesquisou dentro do servidor deles”. Por isso ao efetuar a consulta é necessário passar o último NSU.

Como não existe um NSU anterior na base de dados ( é obviamente uma primeira consulta ), a documentação pede que se informe o NSU “0” (zero). Neste caso a SEFAZ ira começar a fornecer conforme o critério dela. ( por exemplo citados na documentação do webservices: pode ser os últimos 15 dias, as ultimas 100 NFEs, etc... ) Segue o critério.

No teste:
·         A 1ª. consulta trouxe 9 NFEs da 2ª. Quinzena de novembro ( guardamos o ultimo NSU informado pela SEFAZ para a próxima consulta)
·         Consultando 12 minutos depois (passando o ultimo NSU ) , trouxe mais 17 NFEs ( novamente guardamos o ultimo NSU informado pela SEFAZ para a próxima consulta)
·         Consultando 40 minutos depois, trouxe mais 4 NFEs

Porque na primeira consulta não trouxe as 30 NFEs, ai estamos de “passageiro”. É possível que a SEFAZ vá informando de “pouco-em-pouco” para não “sentar a infra-estrutura deles” ( é o Brasil consultando ),  segundo os critérios deles.

Não fiquei consultando varias vezes até chegar “no fim da consulta” ( vi que não exitem mais chaves a serem consultadas ). Acho que isso deve ser feito em um processo de produção já com o cliente ou com nosso BPO.

Ao trazer as Chaves é possível filtrar:

·         O que já teve manifestação ou não ( e qual a ultima manifestação existente na SEFAZ )
·         XMLs já existentes ou não no GDFE ( estes não são possíveis de se efetuar download )
·         Por tipo de manifestação existente na SEFAZ

Nesta tela, existem os “4 botões” de manifestação possível ( a semelhança da Tela da NFE no GDFE ) e seguem os mesmos níveis de permissão do cadastro de usuários que ocorre na tela do GDFE.
Ai é possível efetuar a ciência e consequentemente baixar o XML como ocorre na manifestação já sobe direto para o GDFE.


No próximo pacote já esta disponível no menu do GDFE a opção “Gestão XMLs Desconhecidos”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.