Páginas

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Nossos Web Services

Senhores , ( por favor leiam até o fim. Creio que esteja bem simples até para os “leigos”).

Estou disponibilizando em na pasta  \\192.168.10.2\help desk\WebServices-ITWorks o programa “TesteWebServices-ITWorks.EXE”, para que vocês efetuem  os primeiros testes básicos referentes a chamados do nosso Web Services de integração do RFDMonitor com os sistemas de gestão de nossos clientes (ERPs ).

Este programa tem o objetivo de:
1.       Efetuar um simples teste de conectividade para saber se o nosso servidor do Web Service (app1.rfdmonitor.com.br) esta “vivo” e em pé. ( Vejam a observação ao final deste item )
2.       Permitir executar uma operação “REAL” em qualquer um dos web services passando dados e verificando as informações de retorno.


Veja após o print abaixo, os passos básicos para utilização.


1.       Efetuar um simples teste de conectividade

Para efetuar uma simples teste de conectividade:
  •  Selecione o Web Service que se deseja testar na combo “Web Services”
  •   Mantenha marcado (check) a opção abaixo “Servidor (URL) Web Services
  •   Clique no botão [teste simples conexão] ao lado do Web Services Selecionado na combo


Veja exemplo da consulta do web services referentes a NFE

Ao clicar no botão para o teste será aberto o browse default do computador e executado a URL associada ao Web Services no nosso servidor.
Se aparecer a pagina do web services mostrando os “métodos” existentes é porque o WS esta RESPONDENDO NORMALMENTE. Veja o resultado do teste acima no print abaixo.

Os Métodos mostrados na pagina devem CORRESPONDER aos mesmos métodos no programa disponíveis na combo “Métodos”. Veja print:

Estes links na pagina são “responsivos” ao clicar ele mostra os parâmetros de entrada e de sáida que o respectivo método no Web Services espera receber e devolver. Veja print ao clicar no método “AtualizarDadosValidacaoNFE”:

RESUMO: AO CLICAR NO BOTÃO DE TESTE SIMPLES DE CONEXÃO, SE O BROWSE ABRIR COM A PAGINA DO WEB SERVICES O MESMO ESTA ON-LINE E RESPONSIVO E O CLIENTE DEVERÁ PROCURAR NO SEU SISTEMA OU NO SEU PROCESSO DE CONECTIVADADE ( INTERNET, PROVEDOR, SEU SISTEMA ) A CAUSA DO ERRO.

Web Services é em suma “WEB”. Ou a pagina tá com erro, ou esta no ar. E se esta no ar, esta no ar!!!  Ou a pagina do www.uol.com.br sobe ou não sobe. É assim com o webservices que roda no servidor IIS, como qualquer pagina de site. Se subiu esta no ar, se não então não! Fim!


Observação: Também tem um botão que permite Consultar o LOG de transação ( TRAFEGO ) dos Web Services executados pelos nossos clientes. Nele é possível consultar por Centralizador e/ou Caixa de Entrada, Web SErvies, Métodos, todas as informações que o cliente passou e recebeu, e os passos de processamento efetuados.

1.       Executar Operação “REAL”

É possível efetuar operação real no web services ( com as consequências pertinentes ) de qualquer web services / métodos para qualquer Centralizador e Caixa de Entrada que for selecionada.
Ao selecionar o web service e o método que ser quer de forma REAL executar, os campos necessários ficam em AMARELO para indicar de maneira mais fácil os campos que devem ser preenchidos.
Para um melhor entendimento destes campos, na mesma pasta pasta  \\192.168.10.2\help desk\WebServices-ITWorks, tem os PDFs com os Manuais destes nossos Web Services. É importante estuda-los principalmente quanto aos parâmetros a serem informados para cada um para conhecimento geral.

Entretanto minha sugestão é que EXCETO OS MÉTODOS DE CONSULTA ( que apenas retornam informações mas não inserem, alteram ou excluem dados reais da base do centralizador/caixa de entrada ) sejam feitos de forma real. Os demais métodos só devem ser executados sob acompanhamento da equipe de sistemas quando for o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.